Erro grosseiro de Secretaria (e nao de arbitragem).

:: Agility :: Agility BR

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Erro grosseiro de Secretaria (e nao de arbitragem).

Mensagem  LuisAlfredo em Seg 08 Jun 2009, 22:45

Demorei um pouco para postar este tópico pois estava em dúvida se deveria levantar essa lebre.
Mas pensando melhor e em pró da melhoria das nossas arbitragens acho que será melhor colocar.
No último final de semana aconteceu um caso de arbitragem meio bizarro.
Fiz uma pista excelente zerada e com um tempo tb excelente, só perdendo para a Border da Juliana que voou na pista e ainda assim por apenas 1 seg. O juiz de pista não acusou nada. No microfone foi anunciado excelente zerado. Sai muito satisfeito. Depois fui checar na planilha afixada no mural qual foi meu tempo. E para minha surpresa contavam 10 pontos. Surpreso fui à secretaria crendo que fora um erro de digitação. Na sumula constavam 2 faltas: uma falta e um refugo! Absolutamente inexistentes! Pedi revisão e reparação do erro. Mostrei inclusive um vídeo onde não tão claro aparecia a ausência da falta e claramente mostrava a inexistência de refugos!. (Mesmo porque não dá pra fazer o 2o melhor tempo da perna com um refugo! (é uma questão até de lógica!). Tinham provas testemunhais de vários participantes inclusive que estavam participando do juri ou ajudando na cronometragem tais como o Gustavo e seu pai Augusto.
Resultado: O juiz de pista (Thiago) disse não se lembrar da pista. O vídeo não pode ser considerado como prova. A súmula ERRADA foi soberana e as faltas mantidas.
Não que seja no final muito importante. Pois na outra perna eu já tinha sido eliminado. Na perna ganhei 3 ponto no Brasileiro e com o zero ganharia 16. Mas tb não é importante pois já não estou na disputa direta pelo título e o mais importante no iniciante é treinar o cão para pistas mais exigentes.
Mas erros assim grosseiros deveriam ser certamente evitados e uma vez constatados deveriam ser corrigidos.
Arthur, falando de arbitragens, como lidar com esses tipo de casos?
Como podemos fazer para evitar casos esdrúxulos como esse?
Não acham que deveríamos ter uma instância superior onde estes casos ou protestos seriam julgados?
Em outros esportes como vela por exemplo temos...
O vídeo da pista mando em seguida. Estou fazendo o upload no youtube.

Última edição por LuisAlfredo em Ter 09 Jun 2009, 10:47, editado 1 vez(es)
LuisAlfredo

Número de Mensagens : 80

Ver perfil do usuário http://www.totaldog.com.br

Video do tópico

Mensagem  LuisAlfredo em Seg 08 Jun 2009, 22:55

LuisAlfredo

Re: Erro grosseiro de Secretaria (e nao de arbitragem).

Mensagem  Henricão em Ter 09 Jun 2009, 00:30

Caro Luis Alfredo:

Antes de mais nada gostaria que vc verificasse o nosso Código de Ética e Disciplina:

" ... Capítulo II - Caberá aos condutores e treinadores:
a)adequar-se às regras e ao espírito do Agility;

c)aceitar as decisões dos árbitros e juízes, reconhecendo que possuem o direito de errar, e que tudo fazem para evitá-lo;
e)não usar de artifícios ou subterfúgios para tentar alcançar o sucesso de forma atípica;
f)manter a dignidade tanto na vitória como na derrota, evitando o exagero;

h)não fazer comentários verbais ou escritos de forma injuriosa, difamatória ou caluniosa, sobre concorrentes, juízes ou dirigentes; "

Os juízes que estão no agility antes de mais nada são colaboradores, assim como todas as pessoas que estão na secretaria. Todos tem o intuito de ajudar para o desenvolvimento do nossso agility, e ganham apenas uma isenção de inscrição por prova participada.

Estamos sujeitos a cometer erros. Inclusive podemos citar um exemplo direto com vc, pois já julguei uma prova em que vc deveria ter sido eliminado com um toque voluntário para que o cão fizesse o obstáculo, entretanto não fui eficaz (como Juiz) naquele momento e não te eliminei. Foi um erro meu no qual vc foi beneficiado. (Para que se lembre foi no CTA e depois fui falar com vc a respeito). Lembro ainda, quando eu competia com o Roy, cheguei a perder uma colocação no ranking final, onde pegaria a 2a. colocação devido a uma falta (duvidosa), mas, acatei a decisão do Juiz, como determina nosso Código.

Existe sim a Comissão de arbitragem, que verifica em todas as provas a atuação dos Juízes. Vc é novo no esporte, tem uma boa participação e gostaria que vc soubesse que todos os juízes erram. Alguns mais que outros, mas não vejo nenhum juiz, auxiliar de pista, ou equipe de Secretaria que o faça para prejudicar alguém. É extremamente difícil julgar, porém, ser julgado através de um video, como vc está fazendo, e ainda, parando nos momentos que deseja, fica muito fácil. (aliás um video que não mostra o Juiz o tempo todo, e também não mostra um ângulo eficaz da descida da passarela...)

O Tiago, que vc mencionou é um dos melhores juízes da nova safra. Tanto que esteve presente no A&C.
Veja bem, Luis, se todo o condutor que se sentir prejudicado por uma falta ou refugo que entendeu não existir, ou colocar em dúvida e trazer seu video para traçar a atuação do Juiz, duvido que alguém continuará julgando.

O Tiago, assim como outros Juízes estão constantemente recebendo orientações para melhorar seu desempenho. Nossa secretaria não possui erros de tal tamanho como o mencionado, e se ocorreu foi uma fatalidade, na súmula.

Estou, assim como toda a equipe da CBA, à disposição para ouvir dúvidas, criticas e sugestões. Vc pode fazê-lo por aqui, através de e mail e tb nas provas, diretamente aos responsáveis. A liberdade de expressar-se é total. Somente acho uma pena a forma como vc preferiu se expressar, através de uma produção em video, da sua pista, com frases tendeciosas referente ao trabalho voluntário realizado pela equipe de provas que também, como qualquer pessoa, está sujeita a errar. Os videos das pistas, no meu ver, são para ajudar o desempenho da dupla...

Não é possível exigir de um juiz ou ainda de toda uma Secretaria que atuem ou julguem através de videos. Isto não tem qualquer previsão em nossas regras.

Um abç,
Henrique Garcia.
Henricão

Número de Mensagens : 129

Ver perfil do usuário

Mensagem  Vivy em Ter 09 Jun 2009, 06:50

Oi Luis, tudo bem?
Bom, queria te dizer q julgar uma pista e tb ser julgado é extremamente minuncioso e difícil. Eu já fui desclassificada em pista sem ter sido, é normal acontecer no agility, mesmo pq é um esporte muito rápido e que pode levar dúvidas do juíz durante a prova. No domingo pensei q tinha levado um refugo sem ter levado, depois vendo o video vi q a Meg parava exatamente na linha do salto, muitos juízes dariam refugo ali, mesmo pq até eu pensei q fosse, mas queria elogiar o Carlinhos pela boa atuação, só ele para confirmar que não foi mesmo. O Tiago tb é um excelente juíz, é fácil julgar vendo um video, pq podemos parar e analisar, e dependendo do ângulo do video, não se vê detalhes. Isso aconteceu com o Samy e o Zezinho no AMC. Só não entendi pq vc disse q o Tiago errou sendo q vc mesmo disse q ele não deu nada em pista???
Vivy

Número de Mensagens : 200

Ver perfil do usuário

Erro grosseiro de arbitragem.

Mensagem  Edu em Ter 09 Jun 2009, 08:00

A revolta é compreensível.
Cada um reage de uma forma.
As palavras utilizadas pelo Luis Felipe, infelizmente, mal colocadas, referem-se ao juiz quando, o que ele realmente questiona é a súmula.
Essa entendo que não é "soberana", se assim pode ser denominada.
Entendo que se a secretaria e a própria comissão de Arbitragem (que, na realidade, nada teria a solucionar no caso) foram alertadas logo na sequência, nada impede que os resultados sejam alterados.
Pode ser trabalhoso, mas é justo.
Creio que desculpas do Luis Feleipe, porque suas colocações atingiram quem não errou, resolve o caso com o juiz da prova.
Mas, reconhecendo haver erro na súmula, sem dúvida, o resultado deve ser revisto.
Erros ocorrem, mas podendo, devem ser corrigidos.
Esse o caso que não tem previsão nas regras, mesmo porque, o condutor não acessa a súmula ao final de seu percurso.
Portanto, errado o Luis Felipe ao atribuir "erro grosseiro" de julgamento, quando houve erro ou confusão na anotação da súmula.
Essa sim pode ser revista.
Eduardo (Família Kuka)
Edu

Número de Mensagens : 452

Ver perfil do usuário

ERRO GROSSEIRO DE ARBITRAGEM

Mensagem  Artur Pires em Ter 09 Jun 2009, 09:17

Luis

O Coordenador da CBA Sr Henrique Garcia ja respondeu a tua questão com toda a clareza e em nome da equipa que comanda, na absoluta certeza de que ningue está no esporte para prejudicar ninguem.No entanto e como mencionas o meu nome gostaria de te dizer o seguinte.Como dizes e bem nao houve erro de arbitragem e sim de preenchimento da sumula.Essa sumula é lida no final da passagem de cada concorrente e portanto se ela contem duas faltas eram foram lidas de certeza.Ora nessa altura o juiz ainda pode se lembrar do julgamento e poderá alterar a sumula, coisa que duvido alguem consiga fazer no final do julgamento de uma categoria.
Apenas o juiz pode alterar a sumula e nunca por imagens de maquinas de filmar, mas sim por aquilo que ele tem a certeza que marcou.
Com certeza que a secretaria de provas irá estar ainda mais atenta a estes factos de maneira a os evitar.

Agora ERRO GROSSEIRO DE ARBITRAGEM parece-me que merece pela sua parte um pedido de desculpas ao arbitro em questão.

Abs

Artur Pires

Artur Pires

Número de Mensagens : 399

Ver perfil do usuário

Mensagem  LuisAlfredo em Ter 09 Jun 2009, 10:18

Henrique,

Antes de mais nada não estou ferindo nenhum dos artigos do código de ética. Vejamos:
" ... Capítulo II - Caberá aos condutores e treinadores:
a)adequar-se às regras e ao espírito do Agility;

c)aceitar as decisões dos árbitros e juízes, reconhecendo que possuem o direito de errar, e que tudo fazem para evitá-lo;
Estou aceitando. Não estou pedindo nenhuma retratação ou mudança apenas alertando o fato para que se procure não repetir. Não comigo mas com ninguem.
e)não usar de artifícios ou subterfúgios para tentar alcançar o sucesso de forma atípica;
Nào quero mudar nada nem ter sucesso a não ser por méritos próprios.
f)manter a dignidade tanto na vitória como na derrota, evitando o exagero;
não penso estar exagerando nada apenas mostrando fatos.
h)não fazer comentários verbais ou escritos de forma injuriosa, difamatória ou caluniosa, sobre concorrentes, juízes ou dirigentes; "
não estou injuriando, difamando ou caluniando ninguem, apenas relatando um fato.

Outra coisa. Não estou questionando nada no julgamento do Thiago, que foi correto e perfeito. Aliás tb acho que ele é um excelente juiz. O erro não foi dele e sim de quem anota a sumula! O Thiago apontou zero faltas! O Dan, que estava no microfone disse zero faltas no microfone com o tempo xxxx!
Mas quem anotou a sumula anotou 10 pontos.
Não quero mudar nada nem me beneficiar de nada. Tb mencionei com vc Henrique, que achei que na outra prova que vc não marcou uma falta e que fui beneficiado que vc deveria sim ter marcado e eu preferia que vc tivesse acertado. Mas isso são coisas do esporte plenamente aceitáveis.
Acho apenas que no caso de erros de secretaria óbvios como esses deveriam ser corrigidos e revistos.

Concordo tb que vídeos não devam ser levados em conta nos julgamentos. Seria um precedente perigoso. Imagine vários vídeos questionando marcações de zona a cada prova!!! Seria certamente um horror!

Não pretendí usar de "frases tendenciosas" de maneira alguma nem usar do video para proveito próprio. Estou sim usando o vídeo apenas para meu aprimoramento. Estou usando-o tb para mostrar um erro grosseiro (grosseiro no sentido de ser facilmente evitado e não no sentido pejorativo) para eventualmente contribuir que se aprimorem os procedimentos. Apenas isso. Acho que casos semelhantes deveriam ser revistos.

Não foi o caso, mas imagine que aconteça algo semelhante na última prova do Campeonato grau 3 e com o principal postulante ao título! Que repercução teria?

Respondendo à Vivi: Não acho que o Thiago errou nada! O erro foi de quem anotou a súmula e a meu ver tb da secretaria em não corrigir a súmula anotada erradamente. É isso que eu acho que deveria ser revisto em futuras edições.

Respondendo ao Edu: Não estou revoltado e sim apenas estou relatando o fato para alertar para que não se repita com ninguem. Estou aprendendo a amar o agility e quero ver ver nosso esporte se aprimorar.

Respondendo ao Arthur: Arthur, talvez tenha me expressado mal. Erro grosseiro que quis dizer foi no sentido de ser facilmente evitado ou corrigido. Qualquer outra interpretação é indevida. Minha pretensão não foi ofender nem magoar ninguém nem mesmo mudar o fato e sim apenas aprimorar os procedimentos. Se dei a entender outros sentidos me desculpo sim com muito prazer!

Resumindo: Espero sim apenas relatar o fato para o aprimoramento do nosso esporte. Não pretendo de maneira alguma denegrir nem caluniar nossos dirigente pois acho mesmo que o trabalho é muito bem feito com muito cordialidade transparência e honestidade. Até mesmo por isso temos esse forum, aberto e democrático. Excelente! Até mesmo por isso temos sim a obrigação de relatar e mostrar os problemas para que possam ser corrigidos, evitados e aprimorados.

[]s a todos. cheers
LuisAlfredo

Mensagem  LuisAlfredo em Ter 09 Jun 2009, 10:52

Relendo as respostas ao tópico noto que coloquei erradamente o título do tópico e corrijo agora...

Considerei arbitragem o julgamento da prova como um todo incluindo juiz de pista e secretaria.

O erro foi somente da anotação da súmula e da secretaria ao não corrigir a anotação errada da súmula e não do arbitro de pista como bem colocou o Edu em comentário anterior.

(Edu: Luis Felipe é meu irmão... rs... Eu sou Luis Alfredo Wink )
LuisAlfredo

Mensagem  Vivy em Ter 09 Jun 2009, 11:13

Parabéns Luis ALFREDO ( ALFREDO viu Edu, rsrsrs, to brincando hein!!!), em se desculpar, bonito isso o que vc fez!!! E parabéns tb por estar no Forum discutindo tópicos para que o esporte em que praticamos esteja cada vez mais perto da perfeição. E parabéns tb pela condução ,vc está cada dia melhor!!!
Vivy

Número de Mensagens : 200

Ver perfil do usuário

Mensagem  Edu em Ter 09 Jun 2009, 11:31

Quantas desculpas, mas faz parte.
LUIS ALFREDO (É que o Alzheimer atrapalha)
De fato, palavras mal colocadas podem ser corrigidas e você o fez.
Por que não corrigir súmula que sequer foi elaborada pelo juiz da prova?
Corrige-se súmula de juiz de futebol. Portanto, ainda que a última palavra seja do Artur, creio que não existe regra vedando essa correção, exceto o juiz não queira fazê-lo no momento mesmo de sua elaboração e outro pretenda fazer.
Mas, constado o erro posteriormente, e comprovado, deve-se corrigir.
Não interessa quem a leu ou não, mas sim, que houve erro.
E sou testemunha, pois gosto dessa dupla e sempre observo sua passagem, pois o cão balançando suas orelhas quando salta é coisa muito alegre.
E, no caso, até aplaudi a passagem que foi perfeita.
O Luis Alfredo já demonstrou que sua intenção não foi agredir e sim apontar erro sem culpar quem quer que seja, já que erros existem mesmo.
Não existindo norma vedando a correção desse tipo de erro, pode-se chamar "administrativo" de súmula, não entendo porque não corrigir.
Para mim, seria o mesmo que corrigir publicação de resultados errados, o que já ocorreu.
Pode ser trabalhoso, mas é justo.
Eduardo (Família Kuka)
Edu

Ver perfil do usuário

Mensagem  LuisAlfredo em Ter 09 Jun 2009, 11:47

Edu,

Nem quero que se corrija este caso específico. Como disse na primeira postagem, acato a decisão tomada. Quero apenas alertar o fato para que não se repitam com outros. Como vc disse foi um erro administrativo e não foi corrigido. Erros podem e sempre vão ocorrer mas persistir no erro sem corrigi-los é que eu acho duplamente errado.

Um papel (no caso a súmula) não pode ser mais importante do que a realidade! No caso em questão foi...

[]s
LuisAlfredo

Mensagem  DW em Ter 09 Jun 2009, 12:03

Errar todos erramos
Luis o que importa é errar pouco, e é isto que a CBA e a Comissão de arbitragem estão tentando fazer.
Se ,juizes, secretaria e condutores não errassem nunca não teriamos agility e sim algo robotizado, mas estamos errando pouco , os condutores erram muito mais , vc por exemplo estava eliminado na outra perna e mesmo que ganhasse esta prova o teu erro teria de tirado do podium ,ranking etc e tal
Garanto p vc que a CBA fará sempre tudo para aprender com erros e melhorar no futuro , mas vcs estão mal acostumados, erramos pouco e qdo aparece o erro vem logo reclamar.

Nós todos estamos aprendendo com este episódio e sempre será usado como experiencia e aprendizado p q outros episódios semelhantes não ocorram ou ocorram menos!
abraços e no stress
DW

Número de Mensagens : 560

Ver perfil do usuário http://www.bordercollie.com.br

Mensagem  Guilherme em Ter 09 Jun 2009, 12:56

A súmula não é um objeto com função meramente auxiliar ou 'cosmética'. Trata-se de um documento de registro da competição, que oficializa as passagens das duplas para efeitos regulamentares. Por isso, não se pode simplesmente fazer correções ou alterações após sua 'homologação'.
No entanto, sendo preenchida por humanos e, portanto, passível de erros, penso que deveria haver mecanismos para retificações quando de direito, como parece ser o caso em discussão em que o julgamento do árbitro não foi soberano.
Não sei dos procedimentos de preenchimento, registro e arquivo das súmulas mas sou da opinião que ela deveria ser rubricada pelo competidor ou chefe de equipe. Aumentaria a burocracia mas reforçaria a segurança do seu preenchimento.
Lembrando o julgamento do árbitro é inapelável, refiro-me apenas a possíveis equívocos de registro.
Guilherme

Número de Mensagens : 139

Ver perfil do usuário

Mensagem  Marco magiolo em Ter 09 Jun 2009, 13:55

Minha opinião...
acho que os erros acontecem...somos humanos e erramos...mas temos que ter mecanismos para corrigir esses erros.
Em Campinas, quando fiz minha passagem com o Brown (zerada), foi dito no microfone (1 refugo), naquele exato momento fui até a barraca da CBA e o erro foi corrigido.
Gosto da opinião do Guilherme, sobre um representante rubricar a súmula, mas temos que tentar diminuir a burocracia tb.
Então, acho que os condutores e chefes de escolas devem ficar de ouvido ligado no momento em que o narrador do dia fala o tempo e se houve faltas e refugos, pois acho que é o melhor momento para se corrigir um erro.
No caso do nosso amigo Luis Alfredo (é Alfredo, certo??? rsrsrs), pelo que ele alega, foi dado o resultado zerado no microfone, mas no resultado sairam duas faltas, então acredito que naquele momento poderia ter sido feito algo para levantar o ocorrido. Agora, tentar levantar isso dias depois, ou até mesmo horas depois, acho difícil, pois ninguém vai lembrar.
Dan, realmente você tem razão, estamos mal acostumados, mas fazer o que??? Somos os campeões mundiais, então a cobrança também é alta!!! rsrsrsrsrs!!!!
Um abraço a todos!!!
Marco Magiolo
Luis relax......isso é normal!!!! Já passei por isso!!!
Vamos nos divertir e é isso aí!!!!!
Marco magiolo

Número de Mensagens : 169

Ver perfil do usuário

Mensagem  Edu em Ter 09 Jun 2009, 15:41

Deixemos claro neste tópico que toda a discussão não visou apontar erros de quem quer que seja mas, sim, que existem erros. Houve provavelmente uma cadeia de enganos
No caso não houve erro do juiz. Quando muito erro de anotação ou até mesmo ao se passar os resultados para o computador eventual equívoco com mistura de súmulas.
Entendo que foram vários os fatores que concorreram para tal engano.
Quanto ao colocado pelo Guilherme, parece-me interessante sua abordagem.
No entanto, ao que eu saiba não existe homologação de súmula, mesmo porque se isso fosse possível, como ficaria a soberania do julgamento em pista caso constatado erro do juiz. Mesmo sendo irrecorrível a decisão do juiz, a Comissão eventualmente encarregada daquela mencionada homologação estaria, caso não a homologasse, retirando essa soberania, o que é obstado pelas normas.
No entanto, em casos de erros que denominei de “administrativos”, entendo que a súmula pode ser retificada e PELO JUIZ, soberano, desde que convencido de que ocorreu esse erro.
É o mesmo que o juiz retirar uma falta ao final da passagem do condutor. Só que no caso em discussão, retiraria as penalidades por ele não impostas, posteriormente.
Afinal, a súmula é do juiz. Ele que a ratifica, não “homologa”, pois isso equivaleria a submetê-la a crivo superior, o que, igualmente, lhe tiraria a soberania.
Eduardo (Família Kuka)
Edu

Ver perfil do usuário

POSSO ESCLARECER ???

Mensagem  Artur Pires em Ter 09 Jun 2009, 20:24

Na realidade o Luis Alfredo falou com o juiz já depois de terminada a segunda passagem do iniciante, penso que até já estava a decorrer grau 1 ou pelo menos o reconhecimento .

O Tiago informou-me que não se lembrava do julgamento desse cão. Normal.

Na sumula têm marcadas as faltas . Só o juiz pode modificar a sumula.

Como ele não tinha a certeza não o fez.

Depois de vêr as imagens a pedido do Luis Alfredo ele viu que nada tinha acontecido.

Só que não é possivel de mudar nada com base em imagens filmadas ou fotografadas.

É isso que todos têm de entender.

O resto queriamos todos nós que não tivesses acontecido e por isso vamos tomar providências nesse sentido.

Abs

Artur Pires

Artur Pires

Ver perfil do usuário

Mensagem  zarthan em Ter 09 Jun 2009, 22:03

Acho que o Luis ( apesar de eu não estar lá, mas vendo o vídeo ) tem razão em reclamar, pode ter usado tal forma de de expressar como achou no momento pelo ápice da indignação do momento , mas acho que não pode logo de cara se usar o tal código de ética, pois ele usou somente a expressão grosseiro, não agrediu ningúem.

Porque não se usa o caso, e tenta-se usar um segundo árbitro ou auxiliar de arbitragem para auxiliar o mesmo em julgamento de provas, como usa-se em futebol, vôlei, tênis, etc, pois os dois podem-se trocar idéias do momento e sim, reverter tal súmula. há caso que se revertem até penâltis!!!!!!

Imagens são usadas sim hj para alguns esportes para corrigir más condutas de atletas e erros de arbitragem, vide inúmeros casos do futebol, quando o juiz erra feio ou jogadores, e tem se as imagens, mostradas a federação de árbitros e federações de futebol, juízes são chamados a atenção pelo erro, ou alguns são suspensos, mas não pelo erro, e sim, para procurar se reciclar, evitando-se futuros erros que possam prejudicar um jogo. Jogadores são suspensos, ai sim, para poder se ligar nas agressões que cometem.

Paulo

zarthan

Número de Mensagens : 229

Ver perfil do usuário

Mensagem  Guilherme em Ter 09 Jun 2009, 23:06

Edu, utilizei o "homologação" na falta de um termo melhor, por isso as aspas. Quis apenas chamar a atenção para que se observasse um prazo para reclamar erros.
Sim, a súmula é do juiz e só ele pode alterá-la. Minha sugestão de visto se dá justamente nesse sentido, para que o condutor (ou chefe de equipe) 'autentique' (novamente aspas) e dê ciência do resultado registrado, possibilitando que os raríssimos casos de erro de preenchimento (e somente esses) sejam ratificados.
Nem digo que essa seja A solução, mas é como eu entendo súmula - com a rubrica do competidor.

Paulo, o Código de Ética é para ser seguido idependente de erro de quem quer que seja. Um dos seus objetivos é justamente evitar que erros aconteçam na medida que se espera boa conduta de todos os envolvidos no evento: condutores, árbitros, organizadores, secretaria, apoio, espectadores.
Quanto ao seu exemplo de uso de video no futebol, creio que há confusão. Esse recurso não tem o objetivo de se verificar a aplicação da regra. É utilizado (com certa controvérsia) apenas para questões disciplinares. A decisão do árbitro nos esportes citados também é soberana.
Guilherme

Ver perfil do usuário

PARA QUE CONSTE

Mensagem  Artur Pires em Qua 10 Jun 2009, 09:57

Paulo

99,99% das vezes o auxiliar do juiz é um juiz.

No caso em " discussão " foi um juiz.

Abs

Artur Pires

Artur Pires

Ver perfil do usuário

Mensagem  LuisAlfredo em Qua 10 Jun 2009, 10:59

Como já disse antes não pretendi mesmo agredir ninguém mas causar este saudável debate para que não se repetissem fatos semelhantes.
Fiquei contente com a mensagem do Arthur que "por isso vamos tomar providências nesse sentido".

Já que estamos nesta discussão e com várias opiniões de sugestões de providências a serem tomadas para que não se repitam fatos como estes, que providências serão tomadas neste sentido? Já tem alguma idéia de alguma mudança de processo para dar confiabilidade ao resultado?
No mais concordo inteiramente que a opinião do juiz deva ser soberana. No caso em questão não foi.
LuisAlfredo

MUDANÇAS

Mensagem  Artur Pires em Qua 10 Jun 2009, 11:32

Luis Alfredo

Sobre as suas intenções não me restam nenhumas duvidas depois da alteração que fez.
Na realidade já temos algumas rotinas , que inclusive estiveram em prática no Américas & Caribe.
São essas rotinas que vão ser novamente postas em prática e vão ser transmitidas aos chefes de equipa no próximo sábado.São pequenos detalhes mas que fazem por vezes a diferença.

Abs

Artur Pires

Artur Pires

Ver perfil do usuário

Mensagem  zarthan em Qua 10 Jun 2009, 18:01

Então haverá de se promover um debate para se achar uma forma de um competidor no futuro não ser penalizado por erro que não cometeu.

E, se a prova em questão fosse final de campeonato brasileiro, onde poderia ter uma disputa acirrada para ver quem chega-se ao final do ranking em primeiro, ou copa CBA para ver quem levaria uma vaga para o Mundial, os dois primeiros empatados, e em uma determinada prova final, os dois fizessem zero de faltas e dentro do tempo, mas por erro de tal monta, um deles fosse prejudicado???

E se nessa prova, o segundo colocado zera a prova, mas o primeiro zera, ai houve tal erro, e levasse ao empate no final de ranking, que seria o primeiro???

Então, no caso debatido, pode-se qualquer um errar, mas levará ao prejuízo enorme de outro.

Portanto com essa lição, o certo é tentar achar um artifício para corrigir erros. Alguém grava a prova por parte da CBA ou outra idéia que levante-se.

O volêi nesses últimos dias está testando uma bola com chip e uma parafernália de equipamentos a ela ligados, para ajudar os "auxiliares de pista", que são tb juizes, e evitar minimizar erros que vinham prejudicando equipes.

Não é que precisa-se levar ao agility essa tecnologia, mas algo alternativo pode-se pensar.

Se não houver possibilidade de gravar, tem muita gente em prova que grava, usa-se sim as imagens para corrigir erros e não levar prejuízo para todas as partes envolvidas.

zarthan

Número de Mensagens : 229

Ver perfil do usuário

FILMAGENS

Mensagem  Artur Pires em Qua 10 Jun 2009, 18:38

Paulo

Todas essas tecnologias que enuncias e muito bem , NENHUMA delas partiu de um país ou Federação de país mas sim sempre dos organismos internacionais que têm por missão regulamentar e alterar as regras, sejam elas a FIFA ou a FIVA no caso do voleibol.Mesmo assim nenhum golo foi ainda apontado por imagens de televisão.
E até mesmo com toda a gente a vêr na televisão agressão de um jogador a outro, este vai á justiça desportiva e nada acontece.
No nosso caso seguimos as regras da FCI que não permite a utilização de filmagens para corrigir erros de arbitragem.
Sei que este caso tem um quê de especial será erro de auxiliar de arbitragem e não de arbitragem, mas infelizmente se fossem atendidas as imagens levantaria no futuro um enorme mar de apresentação de filmagens e aí as pessoas iriam discutir a diferença de se aceitar em uma situação e outra não.
No entanto as medidas que se afiguram necessarias para evitar este e outros eventuais casos já estão a ser tomadas.
Falando de 2004 para cá. 5 anos, média de 40 provas ano, média de 100 competidores dá 20.000 sumulas e só apareceram três casos de erro ( dois na mesma prova ) que eu me lembre.Deveria ser zero mas infelizmente não foi.
Todos lamentamos profundamente o acontecido.

Abs

Artur Pires

Última edição por Artur Pires em Qui 11 Jun 2009, 15:48, editado 2 vez(es)

Artur Pires

Ver perfil do usuário

Mensagem  LuisAlfredo em Qua 10 Jun 2009, 18:40

Complementando o Zarthan. Acho que poderia sim ter um auxilio de vídeo, não para suplantar a soberania do juiz e sim apenas para auxiliá-lo. Como neste caso juiz poderia ter visto um vídeo gravado pela própria CBA ou um seu preposto apenas para recordar o que ele marcou e corrigir corretamente uma súmula mal anotada ou um eventual erro de digitação ou qualquer outra eventualidade. Seria apenas um instrumento a mais para o juiz ficando a critério dele o julgamento final e portanto mantendo sua soberania.
Se quiséssemos ser mais sofisticados, poderíamos sim ter uma câmera apontada para para cada zona para no caso de dúvidas o juiz a seu critério consultar e julgar mais corretamente (sempre mantendo a última palavra deste).
O Tennis, como todos sabem, tem usado desses auxílios tecnológicos com absoluto sucesso, por que não experimentarmos no nosso esporte?
[]s
Luis Alfredo
LuisAlfredo

Mensagem  Guilherme em Qua 10 Jun 2009, 21:07

Acho sempre saudável discussões e sugestões que têm como objetivo o aprimoramento do agility, mas deve-se considerar também as questões práticas.
Existem modalidades que prevêem a utilização de recursos tecnológicos. Algumas são dependentes desses recursos, outras os têm como auxiliar.
Tomando os exemplos já citados - volei e tenis - a tecnologia é empregada apenas em competições de maior expressão. Torneios de tênis com orçamentos semelhantes aos do agility sequer dispõem de árbitros na maioria das partidas.
Voltando às questões práticas.
Luis, vc sugere a utilização de câmeras nas zonas. Seriam pelo menos 6 câmeras, 1 operador, equipamentos para armazenar, documentar e reproduzir as imagens, baterias, cabos, necessidade de reposicionamento da 'tralha' a cada montagem de pista. Penso desnecessário.
Mesmo no caso de erro de registro (como o que gerou este tópico). Dada a raridade do fato, também neste caso, não vejo necessidade.
Já foi dito que na próxima etapa do campeonato serão anunciadas as providências para que não se repita a falha. A aguardar.
Guilherme

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

:: Agility :: Agility BR

Permissão deste fórum: